domingo, 15 de agosto de 2010

Como comprar seu Cavalo Crioulo

Texto veiculado na coluna Papo Técnico do Jornal Cavalo Crioulo Agosto/2010

O ato de escolher um cavalo para compra, envolve uma série de fatores que serão diretamente responsáveis pelos níveis de satisfação dos usuários. O cavalo tem o poder de mexer com a emoção da maioria das pessoas e nesse momento, nosso grande desafio é o de separar sempre a paixão da razão. Além de todos os predicados amplamente conhecidos do Cavalo Crioulo, sob o ponto de vista comercial, eu destaco como uma das poucas raças eqüinas com capacidade de abrigar os mais variados poderes aquisitivos, ou seja, existem cavalos no mercado para quem possa pagar mil ou até mais de quinhentos mil reais, e esse detalhe, na minha ótica, populariza e alavanca o Crioulo como a raça eqüina de maior movimentação econômica nacional.
Para iniciarmos uma seleção comercial, e conforme o acima exposto, devemos primeiro delinear que nível de investimento estamos dispostos a fazer; após, escolher qual ou quais finalidades são nossos principais objetivos: se competições funcionais ou morfológicas, reprodução, trabalho, lazer,... As amplas condições de mercado, como parcelamento em inúmeras vezes, os bons descontos para o pagamento à vista até o oportuno Plano Safra, que compreende pagamentos estratégicos após período de comercialização de grãos ou carne, facilitam o processo de aquisição e oportunizam que todos possam ter o seu cavalo.
Como forma de minimizar nossa margem de erro, é fundamental contar com o respaldo de profissionais isentos e preparados para fornecer os melhores subsídios possíveis para exercemos nossas escolhas.
Como Inspetor Técnico da ABCCC, atendendo criadores em todos os cantos do Brasil, observo inúmeros casos de transações comerciais mal sucedidas, porque alguns dos ítens anteriormente descritos não foram levados em conta.Reparo também, que dependendo do nível de investimento realizado está na mesma proporção a ansiedade pelos bons resultados, e nesse caso, eles raramente acontecem.Por falta de um assessoramento correto, capaz de mapear todos esses tópicos ou até mesmo de auto suficiência por parte dos compradores, essas pessoas ganham um status de transitórias dentro da raça, pois quando os objetivos iniciais não são alcançados, ocorre naturalmente uma desmobilização e por vezes até uma migração para outras atividades recreativas.
Esse é o grande desafio da ABCCC enquanto instituição e por conseguinte de seu corpo técnico, de manter os adquirentes bem assessorados quanto a seus anseios e motivados ao desfrutar do convívio com o Crioulo.Nossa raça cresce de forma exponencial, e o trabalho de extensão a campo, é a grande ferramenta para que, nesse caso, o cavalo certo chegue para a pessoa certa.